Chakra colors of lily flower upon water in blue night background

Acupuntura e Reiki

Uma combinação potente para restaurar a função vital e energética do corpo, restabelecendo a saúde e qualidade de vida.

Estamos vivos porque a força vital flui em nós, dentro do nosso corpo físico através de caminhos conhecidos como chakras, meridianos, e “nadis”; e também flui à nossa volta num campo de energia chamado aura. Essa força vital nutre órgãos e células do corpo, sustentando o metabolismo e funções vitais. O corpo vivo, de um homem ou de um animal, irradia calor e energia. E essa energia é a fonte da vida em si.

O universo inteiro é um campo único e contínuo de energia, de diferentes densidades. Os pontos e os canais de acupuntura podem ser considerados a fronteira entre o corpo físico e o energético, sendo os centros de energia, ou chakras, as áreas de coordenação dos fluxos de energia dentro do corpo energético.

Os centros de energia, os canais e os pontos de acupuntura fazem parte do sistema de circulação de energia do corpo. O desenvolvimento da acupuntura e terapia moxabustão proporcionaram a base para a consolidação da teoria dos canais que, provavelmente começou com a massagem dos pontos. E através de observação, profissionais antigos relataram que quando os pontos eram agulhados a sensação de expansão, dor, calor, se irradiava ao longo de um determinado trajeto.

Dessa forma, o “movimento do Qi” (energia, para os chineses) dos canais distribui-se profundamente dentro do corpo, sendo imperceptível para a maioria das pessoas. Através desse princípio energético, a terapêutica em acupuntura visa vários objetivos (reforças a energia vital, expulsar energia perversa, restaurar equilíbrio Yin e Yang) que podem ser alcançados por técnicas diferentes, mas sempre baseadas no mesmo princípio fundamental:” a mobilização provocada do Qi, num determinado sentido, com o intuito de restaurar o equilíbrio energético fisiológico desfalecido”.

A energia vital (Qi) influencia todos os aspectos da nossa vida, e é de extrema importância que seu fluxo circule livremente em nós e à nossa volta. O Reiki (energia vital do universo) é uma parte de cada um de nós, e nunca deveria ter-se perdido. É uma antiga arte tibetana de canalizar energia vital pele imposição das mãos, redescoberta no Japão, e sua capacidade de transmitir energia Reiki é transferida de mestre a aluno, através de sintonização.

O Reiki, ao fluir através das zonas afetadas, remove bloqueios, restabelece o fluxo normal da energia vital, auxiliará no reparo energético orgânico, aumentando a frequência de vibração dos campos energéticos. Essa terapia através dos toques das mãos, usada para reabastecer e
reequilibrar a energia do corpo, se integra a outras terapias complementares, como a acupuntura, visto que juntos formam ferramentas potentes para a cura dar-se nos níveis físico, mental, emocional ou espiritual.

Escrito por:
Pauline Boukaira – Tarusha Veet

Referências Bibliográficas
Reiki Essencial, Manual Completo sobre uma antiga arte de cura. Diane Stein. Editora Pensamento.
Reiki, Manual Prático. Carlos Marques. Gráfica Abreu e Simões.
Medicina Tradicional Chinesa. Acupuntura, Moxabustão e Massagens. Nguyen Van Nghi. Editora RoCA
Canais de Acupuntura. Giovanni Maciocia. Editora Roca
Combinações dos Pontos de Acupuntura. Jeremy Ross. Editora Roca.

linkedin

Sobre o(a) Autor(a): Pauline Boukaira - Tarusha Veet

mm
Fisioterapeuta, Acupunturista, Reikiana pelo sistema Usui Shiki Ryoho. Amante de fitoterapia, florais, óleos essenciais, homeopatia, astrologia, numerologia, cristais. Discípula do meu mestre interior com auxílio de Osho. Busco, construo e descontruo, como todos signos mutáveis: peixes com gêmeos.