craniopuntura

Craniopuntura, como microssistema, no tratamento de patologias diversas.

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) possui amplo campo de métodos terapêuticos, sendo a mais conhecida a acupuntura. Dentro desse vasto universo de tratamento, há os microssistemas. Os microssistemas da acupuntura são representações holográficas da anatomia corporal em estruturas menores do corpo. O princípio holográfico existe na natureza, e estabelece que cada fragmento contém informações relativas do todo.

A acupuntura da cabeça (Craniopuntura) é reconhecida desde os tempos primitivos e sua prática teve maior proporção a partir da década de 60, destacando –se a craniopuntura chinesa e a craniopuntura japonesa. Na cranipuntura chinesa as agulhas são inseridas exatamente sobre a área funcional cortical correspondente, exatamente sobre a área sensitiva e motora, as quais se encontram logo abaixo no cérebro anatômico do paciente, a fim de estimular especificamente a área corporal comprometida. A craniopuntura japonesa (conhecida como craniopuntura de Yamamoto) é uma representação somatotópica, ou seja a totalidade do corpo repete-se e espelha-se sobre uma pequena área e é dividida em 4 grupos de pontos: pontos básicos (aparelho locomotor), pontos cerebrais, pontos sensoriais e pontos Y (órgãos internos).

Como cada craniopuntura possui sua especificidade, as indicações patológicas para a craniopuntura chinesa são: doenças do sistema nervoso central (sequelas de acidente vascular cerebral, doença de Parkinson, demência senil, coreia, insônia, vertigem, dentre outras) e a abrangência de tratamento com a craniopuntura japonesa está relacionado com os pontos que ela apresenta: Problemas músculos esquelético e dos órgãos do sentido (obstrução nasal, dores de dente, dores de garganta, labirintites, dentre outros), distúrbios energéticos, ligados aos transtornos dos órgãos internos e distúrbios neurológicos como insônia, doença de Parkinson, enxaquecas dentre outros.

Escrito por:
Pauline Boukaira – Tarusha Veet

Referências Bibliográficas:
Medicina Vibracional. Richard Gerber. Editora Cultrix
Nova Craniopuntura de Yamamoto. Toshikatsu Yamamoto. Editora Roca
Manual Pratico de Craniopuntura. Jin Shi – Ying. Editora Roca

linkedin

Sobre o(a) Autor(a): Pauline Boukaira - Tarusha Veet

mm
Fisioterapeuta, Acupunturista, Reikiana pelo sistema Usui Shiki Ryoho. Amante de fitoterapia, florais, óleos essenciais, homeopatia, astrologia, numerologia, cristais. Discípula do meu mestre interior com auxílio de Osho. Busco, construo e descontruo, como todos signos mutáveis: peixes com gêmeos.